Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
É uma freg. muito antiga e cujos limites são anteriores aos da própria Nacionalidade. Para além da ermida de NªSª da Graça é digna duma visita, em Vilar: a igreja paroquial de São Pedro, o brasonado cruzeiro, no adro, e a capela de São SebastiÃ
Daqueles amigos que se prendem à nossa amizade e nem a morte separa. Aconteceu comigo em relação ao Dr. Primo Casal Pelayo que me sabendo possuidor do vÃrus jornalÃstico passei a ter nele um atento observador e conselheiro em temas que careciam de sabia apreciação. Fui seu aluno no Externato Latino Coelho, em Lisboa, e casualmente comensais na mesma pensão onde eu almoçava. Daquelas pessoas que gostam mais de ouvir do que falar não foi fácil cativar o seu relacionamento que veio por me saber muito bem relacionado no Bairro de Belém, o que podia influir na divulgação do seu estabelecimento de ensino.
 São juÃzos que faço à distância e que só me sirvo para honrar a memória desse inesquecÃvel vila-condense, de Fajozes. Formado em Direito pela Universidade de Coimbra, chegou a enveredar pela carreira da Magistratura que exerceu como Delegado do Ministério Publico. Mas era o ensino que reclamava o seu potencial intelectual e cÃvico por forma a dar continuidade a uma tradição familiar, patente no que foi o Colégio de São José, da famÃlia Pelayos, em Vila do Conde. O autor de "A Ermida do Monte Farinha" nasceu a 05-06-1921 e faleceu em Lisboa, a 08-02-2011. Se fosse vivo fazia 96 anos no próximo dia 05 de Junho. Saudosa memória.
Â