Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
É uma freg. muito antiga e cujos limites são anteriores aos da própria Nacionalidade. Para além da ermida de NªSª da Graça é digna duma visita, em Vilar: a igreja paroquial de São Pedro, o brasonado cruzeiro, no adro, e a capela de São Sebasti
Escola de Vilarinho ( 1958-2008)
Faz hoje um mês que a freguesia de Vilar de Ferreiros esteve em festa, desta vez para comemorar os 50 anos da inauguração da Escola Primária de Villarinho (actual Escola Básica do 1º Ciclo) que ocorreu em 1958. Para assinalar o evento o lugar de Vilarinho engalanou-se e saiu a terreiro para festejar o acontecimento, convidando para isso diversas personalidades ligadas à Educação e Cultura e que duma maneira ou outra estão ou já estiveram relacionadas com esta escola da nossa freguesia. De Vila Real vieram as Professoras: Marcia Cabanelas, Mari e o professor José Manuel; de Parada de Cunhos, a professora Eugénia; de Pomarelhos, os professores Urbano e Fernando; de Cerva, a professora Graça; de Asnela, a professora Laura, presidente do Conselho Executivo; de Mondim, além das professoras Filomena, Teresa Lousada e Soledade, também a presença do professor Alcides, residente no lugar da Cainha, como do professor Gaspar, morador em Travassos, nos honraram sobremaneira. A Câmara Municipal de Mondim de Basto fez-se representar, e bem, pelo Engº Francisco Ribeiro, do Pelouro da Cultura.
O programa constou da celebração duma Missa Campal muito participada que teve inicio às11h00, e no fim da qual foi decerrada, no edificio escolar, uma placa comemorativa, com a seguinte inscrição: "50 º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO - 16 de Novembro de 2008". Depois foi o almoço e a tarde festiva, onde actuaram os grupos locais de Zés P'reiras e Rancho Folclórico, como na Eurarístia já tinha actuado o Grupo Coral. Foi um dia a não esquecer, este 16 de Novembro de 2008 !
Missa campal, celebrada pelo pároco, Sr. Pe. Guedes
O presidente da Junta de Freguesia de Vilar de
Ferreiros em conversa com o vereador municipal
Francisco Ribeiro, ladeado pelo pároco e um
membro da comissão fabriqueira da igreja de
São Pedro de Vilar de Ferreiros.
No decorrer do animado repasto