Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
É uma freg. muito antiga e cujos limites são anteriores aos da própria Nacionalidade. Para além da ermida de NªSª da Graça é digna duma visita, em Vilar: a igreja paroquial de São Pedro, o brasonado cruzeiro, no adro, e a capela de São Sebasti
Casa do Canto, em VS, junto à Casa de Camilo
Como paróquia só depois do século XIV é que Vilarinho de Samardã aparece. Todavia já nas Inquirições de 1220 este Vilarinho é citado em documento afecto a Santa Maria de Adoufe. É também suposto que no território desta freguesia teriam existido dois pequenos concelhos (termos) durante os séculos XII e XIV: Antela (foral de 1255) e Codeçais (foral de Setembro de 1257).
Recorde-se que em 1530 ainda os três principais lugares que actualmente pertencem à freguesia ( Benagouro, Samardã e Vilarinho "d'Arufe") ainda estavam incluídos na freguesia de Adoufe, mas em 1721 (Relação de Vila Real e seu Termo) já Vilarinho de Samardã aparece como freguesia autónoma. Fonte: História das Freguesias do Concelho de Vila Real. de Ribeiro Aires.
Mas o que é que tem a ver Vilarinho de Samardã com Vilar de Ferreiros? Perguntam os meus amigos, e eu respondo: Aqui há uns dois ou três anos atrás, um meu dilecto conterrâneo, mandou por um mensageiro, nosso comum amigo, cópia de um documento cuja origem desconheço, pedindo a minha colaboração no que respeita à identificação e localização geográfica do Vilarinho constante no documento em causa. Sucede que entretanto perdi o documento e nunca mais me lembrei de tal assunto. Há dias ao remexer nos meus arquivos tive a sorte de encontrar o dito documento, o qual desde já aproveito para divulgar, informando que diz respeito a Vilarinho de Samardã. Como prova basta recordar que fica "no termo de Vilarinho que se chama Antela" e "vai pela Portela de Égua, água vertente contra Covelo". Este Covelo é um lugar que ainda hoje existe e partilha Vilarinho de Samardã (Vila Real) com Telões (Vila Pouca de Aguiar). Além disso faz referência à "festa de São Martinho" que é o padroeiro da freguesia. E tudo isto " na Terra de Panóias".
Temos assim que este Vilarinho em destaque, ao contrário do que alguém possa pensar nada tem a ver com a aldeia do mesmo nome existente na freguesia de Vilar de Ferreiros (Mondim de Basto). O documento a ser autêntico apenas diz respeito a Vilarinho de Samardã, o que me foi mais fácil analisar do que averiguar um pouco acerca da história da Casa do Canto, de Vilarinho de Samardã, que junto à Casa de Camilo desperta curiosidade.
Fotocópia do documento.